O barroco mineiro em Ouro Preto - MG: um destino para apaixonados por arquitetura e arte
- Aprendiz Online
- há 1 hora
- 6 min de leitura
Este artigo é um relato de viagem a Ouro Preto, cidade inesquecível, com foco na arte e arquitetura locais. Não é um guia turístico de hospedagem, transporte, atividades e custos locais.
Hoje decidi escrever um pouco sobre uma viagem que fiz para Minas Gerais em 2023. Ficamos 5 dias andando muito por todas as ruazinhas do Centro Histórico, encantados com a natureza, e também com as obras feitas pelo homem. Além de arquitetura e arte, nos deliciamos muito com a gastronomia mineira, e agora nos resta a nostalgia e a vontade de retornar para esse lugar maravilhoso que é Ouro Preto!
ÍNDICE
1) MOTIVO DA VIAGEM A OURO PRETO - MG
Desde que conheci Minas Gerais pela primeira vez, em 2014, fiquei com aquele gostinho de quero mais. No segundo semestre daquele ano, não me recordo bem o mês, fiquei por 1 semana em Uberlândia. Amei absolutamente tudo: cidade limpa, tranquila, comida maravilhosa, custo baixo (comparado aos centros urbanos similares localizados no Rio de Janeiro, meu estado de nascença e atual), povo amigável e educado, e claro... a inesquecível caipirinha de jabuticaba do Mercado Municipal.
Retornar a Minas depois de quase 10 anos (acabei de fazer as contas e estou apavorada com a corrida do tempo) foi verdadeiramente um privilégio. Estudei sobre Aleijadinho na escola, e sempre o tive como referência máxima de Ouro Preto. Então, unindo essa memória a nossa paixão por centros históricos (e claro, também pela gastronomia mineira, não podemos negar essa motivação), embarcamos para Ouro Preto muito animados, com muita disposição para as ladeiras e subidas típicas do Centro. Antes, fizemos uma parada de uns 2 dias em Belo Horizonte e amamos conhecer os Mercados locais. Mas isso é conversa para outro artigo, quem sabe...
2) UM POUCO DE HISTÓRIA DE OURO PRETO - MG
Eu sei muito brevemente sobre a história de Ouro Preto. De qualquer forma, vou compartilhar aqui com vocês algumas informações importantes e fontes oficiais.
Ouro Preto é uma cidade do estado de Minas Gerais, e possui 13 distritos. O tão famoso Centro Histórico fica no distrito Sede, também conhecido como o Centro de Ouro Preto. Por lá, é possível viajar no tempo por meio das inúmeras obras que figuram como expoentes na Arquitetura Barroca Brasileira, marcada pelo estilo colonial, a pedra-sabão e os anjos morenos.

Chegar ao Centro de Ouro Preto é realmente uma viagem no tempo. Ouro Preto agora, mas o primeiro nome da cidade foi Vila Rica. O título "Ouro Preto" vem dos achados de ouro de cor escura (pois era recoberto por uma camada de óxido de ferro) na época colonial, que deram fama à região e estimularam as atividades extrativistas de mineração. Existem muitas minas para visitar a turismo, apesar de eu não ter ido a nenhuma.
A exploração de ouro e a escravização de pessoas em Ouro Preto foram muito intensas e opressoras, o que culminaram em revoltas populares contra o governo da época, tornando a cidade também palco da Inconfidência Mineira. As visitações aos monumentos históricos retratam bem esta época e seus fatos, sendo que algumas me cortaram o coração.

Paralelamente, a cidade conta com expoentes artísticos, desde estilo próprio - o barroco mineiro, uma fusão entre o barroco europeu, influência portuguesa e alma mineira - até consagrados artistas como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Athaíde. A Igreja de São Francisco de Assis e a Casa de Aleijadinho são alguns pontos da cidade em que podemos conferir algumas obras e um pouco da vida desses dois ícones mineiros.
Deixo aqui algumas referências oficiais para que vocês possam dar o pontapé nas leituras e pesquisas sobre a história da cidade, caso tenham interesse:
UNESCO (ah... Ouro Preto é tombada como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO!)

3) ARQUITETURA EM OURO PRETO - MG - BARROCO MINEIRO
O espetáculo está por todas as partes: desde os prédios administrativos até as igrejas, passando por esculturas e pinturas, não é à toa que Ouro Preto é tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial. O barroco em Ouro Preto tem estilo próprio, sendo denominado então como barroco mineiro: influências do barroco europeu + mão, alma e espírito mineiros. "Alheio ao formalismo das escolas européias, a produção artística mineira era dominada por mestres autodidatas, negros e mulatos como artistas auxiliares e matéria-prima local, sobretudo a pedra sabão e o cedro, abundantes na região." (confiram esta monografia de Bruce Portes, da UFOP "Revisitando o Barroco Mineiro - A construção de um conceito entre a arte, a identidade e outras representações coloniais"). Abaixo compartilho fotos autorais principalmente da arquitetura pelos caminhos do Centro Histórico:








4) ARTE EM OURO PRETO - MG - AVES EM AQUARELA
Além da exposição arquitetônica a céu aberto, durante a nossa viagem nós tivemos a oportunidade de conferir uma exposição maravilhosa de aquarela de artistas locais. O tema foi "Aves em Aquarela", e replico abaixo um pouco da descrição do evento que ocorreu na Casa de Gonzaga:
"A temática “Aves da Fauna Brasileira” foi inspirada no naturalismo, na observação e no estudo das espécies de aves do Brasil. A exposição é composta por espécies facilmente encontradas no espaço urbano e rural. O coletivo de aquarelistas vem trabalhando a técnica da aquarela, do desenho e da ilustração, através de ateliês coletivos, itinerantes, cursos, workshops, seminários e exposições em diversos espaços. Além do naturalismo, a exposição também foi inspirada no estudo da ornitologia. O projeto tem o objetivo de contribuir para a educação ambiental da população, tendo em vista a conservação da natureza em geral e das aves em particular." Fonte: ouropreto.com.br
Todas as peças estavam incríveis, porém as minhas prediletas foram as a seguir, com destaque para o João de Barro da artista Rogéria Melo. Confira também a ambientação interna lindíssima da Casa de Gonzaga:






5) AVALIAÇÃO FINAL: VALE A PENA VIAJAR PARA OURO PRETO - MG?
Com toda a certeza! Sendo você um amante das artes ou não, Ouro Preto encanta a todos. Povo amigável e simpático, preços convidativos, natureza linda, comida saborosa e história em tudo o que é canto. Agora eu que não vejo a hora de voltar a Ouro Preto e desbravar mais detalhes que não foram possíveis na nossa primeira viagem.
O que vocês acharam desta viagem histórica, arquitetônica, artística, textual e fotográfica por Ouro Preto - MG? Deixem seus comentários abaixo, compartilhem também suas experiências em terras mineiras, e caso nunca tenham ido, inspirem-se!

Comentários